Guabiruba apoia municipalização
A secretaria municipal de Educação de Guabiruba entende que a municipalização do ensino fundamental é algo necessário e imediato para a cidade. E isso, passa a acontecer com a migração de 95 alunos da rede estadual que estão passando pelo processo. Para atender à essa nova demanda foi feito um estudo de trocas de recursos e benefícios para a construção de salas de aulas.
A secretária de Educação e Cultura, Iracema Becker, disse que a rede municipal de patrimônio verificou que para atender a esses alunos é preciso recursos. As famílias procuraram a prefeitura e mostraram satisfação com esse processo - de terem os filhos matriculados na rede municipal. Um dos motivos da satisfação é que as crianças não precisarão se dirigir ao Centro, permanecendo nos bairros. Mas, sem investimentos fica impossível atender aos alunos, disse a secretária.
Iracema disse que para os alunos que têm uma baixo rendimento e pouca alto estima, será feito um trabalho de encaminhamento para profissionais especializados, como psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e professores de atividades físicas. O trabalho já é executado na rede municipal e será feito também com os alunos que migrarem da rede estadual.
O projeto é focado ainda em alunos que apresentam obesidade e problemas familiares que interferem no dia-a-dia dos estudos.
Colaboração: Valdomiro da Motta



